Lavando os Medos na Cachoeira | Cascata Chuveirão - Venâncio Aires - RS

  Há anos viemos montando essa ideia de pedalar por aí, mostrar que dá pra usar mais bike e manter um modo de vida que vá contra a exploração animal, mas os medos e as dúvidas estão sempre pairando e vamos deixando as coisas passarem. 
  
  Por muito tempo fomos juntando grana e adquirindo o que a gente achava preciso pra poder sair. Hoje acreditamos que já temos o básico e, pra fazer um teste numa zona segura, decidimos sair pelo interior de nossa cidade. 

  Moramos em Venâncio Aires no Rio Grande do Sul e aqui existe um lugarzinho bem conhecido por alguns moradores que é a Cascata Chuveirão.

  Nosso plano foi sair no sábado à tarde, pedalar os 14km até lá, passar a noite e voltar no domingo. Um percurso pequeno, mas que ia permitir fazer os testes que a gente precisava. Montamos tudo nas bikes e partimos. A gente nunca havia cicloviajado e não sabíamos como que seria o pedal com o peso dos equipamentos, comidas e roupas que estávamos levando. Mas foi só botar o pneu no asfalto pra sentir que tudo ia dar certo.

  O caminho é feito por uma parte de asfalto e outra de estrada de chão onde existem algumas subidas e pedras soltas, mas nada que calma, uma parada pra água aqui e ali e trabalho em equipe não deem conta.

Bicicletas carregadas.

Luana na pausa pra água.

  Chegamos bem. No local estava apenas o Sr. Irio que é o responsável pelo lugar. Já aproveitamos pra esquentar uma água pro chimarrão, fazer um lanche e montar a barraca antes da noite cair.


O local é muito bonito. Pra quem não conhece, fica o convite.

  Alguns chimas depois e era hora de preparar nossa janta. O cardápio foi simples. Arroz com lentilhas e batatas. 

  Descobrimos que precisamos modificar a maneira como hidratamos a lentilha pois ela gerou pressão e acabou estourando a garrafinha que usamos. Mas na hora deu tudo certo.

Sente o cheirinho... hummm....

  Barrigas cheias, barraca pronta e foi hora de dormir com o som da cachoeira ao fundo e uma sensação de alegria que acompanhava o passeio.

  Acordamos cedo e já fomos passar um café quentinho pra acompanhar umas rapaduras, frutas e uns biscoitos que levamos. 

  Logo mais, preparamos outro chimarrão e recebemos a visita do amigo Francisco que apareceu por lá também pedalando.(Dá pra sentir o cheiro de café lá de cima!). Trocamos umas ideias sobre a sociedade, a vida e o uso da bicicleta. Ele fez sua visita e seguiu seu pedal.



  Aproveitamos a manhã pra caminhar um pouco pelo local, colocar as ideias em dia e descansar.


 Depois de caminhar, ouvir um pouco de música, meditar e observar o lugar, chegou a hora de preparar o almoço. Vamos ter que adaptar melhor nosso fogareiro pois acabamos ficando sem combustível e tivemos que pedir o fogão do lugar emprestado. Deu tudo certo. O almoço foi arroz com legumes(batatas, abobrinha, cenoura e tomate). Não deu tempo de fazer foto. :D 


Fogareiro a mil pra esquentar a água pro café. 

  A ideia era ficar até o meio da tarde mas decidimos voltar para casa um pouco mais cedo. 

  O foco era testar nossas coisas, como a barraca, fogareiro, os alforges e bagageiros pra ver como que iam se comportar. Mas principalmente testar nós mesmos. Será que dá pra carregar tanta coisa nas bikes? Será que dá pra pedalar com esse peso? E manter um modo de vida que não explore os animais?

  Ficou uma sensação de objetivo cumprido. A gente viu que dá e agora quer ir mais longe. Quer incentivar mais gente a usar a bicicleta no seu dia-a-dia e a repensar a maneira como tratamos os animais.

Vem com a gente nas próximas viagens. 
Um abraço da Luana e do Robson. 
Tudo de Muuve pra você!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário